podes pensar, podes falar, mas tudo o que escrevas tem o poder de ficar.
10 de Outubro de 2010

 

 

Acabo de receber uma apresentação notável sobre a Impermanência e os ciclos da Vida, escrito por Eckart Tolle, um autor que já abordei aqui a quando do Egoísmo. Ele tem uma frase inicial soberba:

“Existem ciclos de sucesso, como quando as coisas acontecem e dão

certo, e os ciclos de fracasso, quando elas não vão bem e se desintegram.”

Todos vocês já devem estar a pensar, o que é que esta frase tem de soberbo? Pois, é que a sua clareza e a sua verdade são soberbas, não porque nós as desconhecíamos, mas porque as esquecemos. Mas vamos continuando:

“Você tem de permitir que elas terminem, dando espaço para que as coisas novas

aconteçam ou se transformem.

Se nos apegamos às situações oferecemos uma resistência nesse estágio,

significa que estamo-nos a recusar a acompanhar o fluxo da vida e que

vamos sofrer. É necessário que as coisas acabem, para que coisas novas

aconteçam. Um ciclo não pode existir sem o outro.

O ciclo descendente é absolutamente essencial para uma realização

espiritual. Você tem de ter falhado gravemente de algum modo, ou passado

por alguma perda profunda, ou por algum sofrimento, para ser conduzido à

dimensão espiritual. Ou talvez o seu sucesso tenha-se tornado vazio e sem

sentido e transformando-se em fracasso.

O fracasso está sempre embutido no sucesso, assim como o sucesso está

sempre encoberto pelo fracasso. No mundo da forma, todas as pessoas

“fracassam” mais cedo ou mais tarde, e toda conquista acaba em derrota.

Todas as formas são impermanentes....

Um ciclo pode durar de algumas horas a alguns anos, e dentro

dele pode haver ciclos longos ou curtos. (…) Isso torna difícil ou impossível para nós aceitarmos os ciclos de baixa e permitirmos que eles aconteçam. Assim, a inteligência do organismo pode assumir o controle, como uma medida autoprotetora, e criar uma doença com o objectivo de nos forçar a parar, de modo a permitir que uma necessária renovação possa acontecer.

Enquanto a mente julgar uma circunstância “ boa”, seja um

relacionamento, uma propriedade, um papel social, um lugar ou o nosso corpo

físico, ela  apega-se e identifica-se com ela. Isso faz você se sentir bem em

relação a si mesmo e pode se tornar parte de quem você é ou pensa que é.

Tudo acaba ou transforma-se: a mesma condição que era boa

no passado, de repente, se torna ruim. A mesma condição que fez você feliz

agora faz você infeliz. A prosperidade de hoje se torna o consumismo vazio

de amanhã. O casamento feliz e a lua-de-mel se transformam no divórcio

infeliz ou numa convivência infeliz.

A mente não consegue aceitar quando uma situação à qual ela tenha-se

apegado muda ou desaparece. Ela vai resistir à mudança. É quase como se um

membro estivesse sendo arrancado do seu corpo.

Isso significa que a felicidade e a infelicidade são, na verdade, uma

coisa só. Somente a ilusão do tempo as separa.

Não oferecer resistência à vida é estar em estado de graça, de

descanso e de luz. Nesse estado, nada depende de as coisas serem boas ou

ruins....

Observe as plantas e os animais, aprenda com eles a aceitar aquilo que

é e a entregar-se ao Agora.

Deixe que eles lhe ensinem o que é Ser.

Deixe que eles lhe ensinem o que é integridade – estar em unidade, ser você

mesmo, ser verdadeiro.

Aprenda como viver e como morrer, e como não fazer do viver e do morrer

um problema.”

 

Vivemos um momento de decadência. Social, cultural, espiritual, humana. Todos os dias estamos a ser bombardeados com imagens que nos agridem, e nos fazem sentir revoltados, mas também negativos. Somos um povo cada vez mais Sebastianista, esperando a chegada do Salvador. E nem nos damos conta que ele existe já entre nós, ele existe em cada um de nós. Todos nós somos o Salvador.

Eu também tenho sido parte deste movimento negativo, inconformado, mas resignado com o que temos. Pois em primeiro lugar temos de aceitar o que temos:

- O Sócrates é um produto nosso, da nossa cultura, das nossas correntes de pensamento, da nossa história. Ele é parte do passado, mas é o presente. Temos de aceitar esta verdade, porque senão nunca vamos aprender com os erros. Desde o 25 de Abril, façamos essa reflexão, quantos Sócrates já tivemos? Ou Guterres? Ou Soares? Ou Cavacos? Ou Barrosos? Ou Santanas?  E quantos mais iremos ter para aprendermos que eles, os políticos, são o fruto do que somos nós, como povo, como sociedade. Muitas vezes já nos interrogámos se esta politica não é o que merecemos, como qual castigo que nos infligiram. Não é castigo, é resultado apenas. E dou o exemplo: somos ou não um povo de interesses, somos ou não um povo que sempre foi capaz de favorecer um amigo em detrimento de uma pessoa capaz, nas coisas mais simples dos nossos dias. Eu assumo, já pedi “cunhas” e já as meti. Somos ou não um povo do desenrasca? Então, não é o que vemos neste momento nos políticos?  Como diz o texto, os ciclos podem ser longos ou curtos, e o fracasso não está dissociado do sucesso e vice versa. Será que precisamos de recuar tantos anos para chegarmos aos tempos em que tudo era possível, onde comprávamos como se não existisse amanhã, onde nos tornamos verdadeiras máquinas trituradoras de consumo? Não. Pois agora tudo é diferente, estamos afundados em dividas, em contas sem fim de linha, em falta de rendimentos, em recuos de consumos... estamos tudo isso é verdade, mas, pensemos, estamos porque o ciclo bom terminou, e estamos a atravessar um ciclo mau, resultado de todos nós. Mas este ciclo também terá o seu fim. Isso depende de todos nós.

- Temos de aceitar que somos Portugueses, com o que isso de bom e de mau terá. Temos de aceitar a nossa História e amá-la como nossa, como parte integrante da nossa existência. Mas temos primeiro de a conhecer. Um dia li um historiador escrever que a verdadeira história é a dos anónimos, pois bem, foram eles que criaram as nossas árvores genealógicas, e todos derivamos de uma. E somos Portugueses. Aceitemos o facto.

- Temos de aceitar que existe de facto mais Vida para lá disto tudo. No passado fomos um povo que soube dar a devida resposta aos factores de crise, social, politica, até quando foi necessário lutar pela independência. Aceitar a Vida é aceitar que ela é muito mais que um défice, que um imposto, que um plano de austeridade. Ela é muito mais do que a casa que devemos, do que o carro que não temos ou do que o dinheiro que nos falta. Ela é muito mais do que tudo que de material existe, ela é muito mais do que todos os nossos problemas, temos de aceitar que a Vida somos cada um de nós, como um ser existente. E se existimos, temos uma oportunidade, uma possibilidade de fazer, de alcançar, de tentar. A vida faz-se tentando, porque se não tentarmos, ninguém o fará por nós. E lembrem-se, a morte irá fazer parte do nosso percurso, é a verdade mais absoluta que temos, mas temos de a ter tão perto para percebermos que afinal devíamos ter tentado Viver?

O segundo passo depois de aceitarmos, é fazer. Temos de fazer acontecer:

- Acontecer uma onda positiva, onde todos podemos aprender uns com os outros, onde podemos debater os erros, o de todos, como povo, e nas oportunidades que a Vida nos vai dando, podermos estar à altura de mudarmos, mas mudarmos mesmo, não pensarmos que mudámos. A mudança não se pensa, faz-se. Os pensamentos ficam para as reflexões. Reflectimos, vemos os erros, vemos soluções e actuamos na mudança.

- Acontecer um sorriso na face do nosso próximo, através do nosso sorriso. Não vamos sorrir porque estamos a atravessar um mau momento, mas porque um sorriso pode valer um dia mais positivo. Nós somos energia, somos um íman energético, por isso quanto mais negativos que estamos, mais negativismo vamos receber. O contrario também acontece, quanto mais positivos estamos, mais positivismo vamos receber. Por isso vamos ser Positivos quanto ao Presente, Quanto à nossa Força de Mudar, à Nossa Capacidade de Resistir ao negativo.

- Acontecer a Coragem. Para mudar, para sermos mais forte, para conseguirmos ser mais Positivos temos de ter Coragem. No passado, como atrás já o referi, o nosso Povo já a teve. Ela hoje está perdida na sombra do nosso comodismo. “Os outros que façam...” Mas não são os outros que vão fazer, porque senão ninguém faz. Somos todos que temos de fazer, por isso ide buscar a Vossa Coragem de Aceitar, de Reflectir e de Fazer.

 

Sejamos honestos com a nossa existência. Não ofereçam resistência à vida. Aprendam, apreendam, compreendam, mas façam. Só assim algo pode mudar. Só assim o rumo do nosso pais poderá ser diferente. Entendam que numa eleição politica escolhemos os que nos representam, por isso saibam quem escolhem e porque escolhem. E peçam-lhe responsabilidades, pois a responsabilidade começa no momento do voto e não no da eleição. O poder começa em nós, o Povo. Mas temos de o saber usar. Com responsabilidade. E a responsabilidade não tem a ver com direita ou com esquerda, isso é, desculpem-me a expressão, a pílula de adormecimento que os políticos usam sobre nós. O que interessa é as pessoas e o que elas defendem, se isso está em conformidade com o vosso pensamento para o pais. Tenham Um Pensamento de como gostavam de ver o pais. Pensem, tenham coragem de o fazer. Não queiram continuar deprimidos. Sejam Positivos. Transmitam esse Positivo ao Próximo.

Façam Acontecer.

“Mais cego é o que não quer ver do que aquele que não vê”.

A Vida Acontece Agora!

Um Sorriso Para Todos.

publicado por opoderdapalavra às 23:27
Um sorriso também para ti, Carlos.
Filoxera a 11 de Outubro de 2010 às 22:17
Gosto muito deste blog e já o consulto à alguns dias a acompanhar todos os posts. Não percebo muito de Weblogs, será que existe forma de receber os mais recentes posts e os novos comentários no meu email?
Pedro a 12 de Outubro de 2010 às 18:09
Gosto muito deste Site e já o consulto à alguns dias a seguir todos os artigos. Não entendo quase nada de Weblogs, será que há forma de receber os novos artigos e os novos comentários no meu email?
Sara a 12 de Outubro de 2010 às 19:54
Acabei de descobrir este blog e estou encantada com as postagens. Parabéns!!! Estarei sempre a consultar e a divulgar.
Elisangela a 3 de Novembro de 2010 às 11:47
Há coisas que acontecem por acaso, outras não... No meu caso foi por acaso que aqui vim parar. A vida tem pequenos quês que nem sempre vemos linearmente... Obrigado.
Joana D. a 7 de Novembro de 2010 às 04:05
Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
15
16
17
18
19
20
22
23
25
26
27
28
29
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
5 comentários
4 comentários
4 comentários
3 comentários
2 comentários
2 comentários
2 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
José Hermano Saraiva costumava dizer que a pátria ...
Ao ler esse texto senti orgulho no peito, o mesmo ...
Encontrei o texto hoje...Uma pequena correcção, as...
Obrigado Isabel. Concordo consigo, os Amigos apena...
Carlos, bonita homenagem a um amigo. Que o Luís re...
O que mais me chama a atenção, neste...
A tua escrita acompanha o teu espírito. Amadurece ...
Grata, sorrisos :o)
Quente.Arrebatador.
Leitura muito agradável :)Convido a leitura do meu...
blogs SAPO