podes pensar, podes falar, mas tudo o que escrevas tem o poder de ficar.
19 de Junho de 2008

 Portugal acabou de ser eliminado pela Alemanha no Europeu. O que custa-me nisto tudo, antes de mais é ser eliminado pelos alemães. Confesso que não simpatizo com duas sociedades, que considero as sociedades da prepotência, em termos europeus, a Alemanha e a França. Mas enfim, no futebol alguém tem de ganhar. Mas o que queria falar era do grupo de treinadores “Quase que Ganham”. Bem, senhores que gostam de idolatrar os perdedores, hoje tem mais uma página para escreverem. Quando o José Mourinho, de quem sou um especial admirador, começou a ganhar, esses tais ditos senhores, diziam que ele tinha era sorte de principiante. No entanto foi bi-campeão pelo Porto, venceu a Taça UEFA e  foi nada mais do que Campeão Europeu pelo Porto. Mas, esses senhores, ainda tiveram a coragem de dizer : Ele agora no Chelsea é que vai mostrar o que vale. Bem, foi campeão de Inglaterra por 2 vezes e mais umas taças. Mas, sim MAS, esses senhores, voltaram a referir que ainda tem que mostrar mais... pois esses mesmos senhores são admiradores de quem? Do Mister Scolari!!! Esse mesmo, o que vive de um eterno titulo Mundial, que venceu a Alemanha na final com uma sorte do “catano”, ok mas venceu. Mas por Portugal, quase ganhou um Europeu, que jogávamos em casa, à Grécia ( que neste europeu nem pontuou), quase foi à final do Mundial na Alemanha, e agora quase que podia ter ido mais longe neste Europeu...pois, é isso mesmo, ele é juntamente com o Avram Grant ( ex-treinador do Chelsea) o treinador do quase. Pois, meus senhores admiradores dos perdedores, o quase nunca ganhou nada. Mas se calhar o Mourinho ainda tem de mostrar mais alguma coisa. Isto faz-me também fazer outra reflexão. O guarda-redes Vitor Baia é o jogador português com mais TITULOS. Mas, mesmo já afastado dos relvados, ainda tem de mostrar mais alguma coisa. Enquanto o Ricardo, o tal que defende pênaltis sem luvas, mas que quase foi campeão europeu, pois perdemos por um falhanço dele. Quase ganhou a Taça UEFA, pelo Sporting e também em casa, mas falhou em dois golos do Spartak de Moscovo, quase ia à final do Mundial, não fosse também alguma ineficácia deste, e quase podia ter ido hoje mais longe, não fosse a...como devo dizer, a verdadeira azelhice dele a sair entre os postes. Bem, também um guarda-redes que diz que na próxima época vai ser de sucesso no seu actual clube, onde o seu treinador já assumiu que não conta com ele, bem deve ser uma pessoa alienada, completamente. Meus amigos, alem de treinadores quase, também temos guarda-redes quase. Mas, vejam lá, se calhar o Vitor Baia ainda tem de voltar aos relvados para provar alguma coisa. O que penso é que estamos, definitivamente, num pais de derrotados...o Camões tinha razão, o velho do restelo é bem maior do que pensamos, e o Adamastor também.

Quanto a este Europeu, pois ele não começou nada bem. Primeiro, a selecção vai para Viseu, onde parece que iam receber Deus. Até limparam prédios antigos para ficar bem na imagem. Depois, os jogadores, com uma crise econômica no pais, chegam em altos carros, ostentando riqueza exterior superior ao nível que se vive em Portugal. O Petit de Austin Martin? Bem... mas a coisa não ficou por aqui. A selecção chega à Suíça e treina num estádio em que o relvado teve de ser substituído. Mas quem pagou essa substituição? Não foram os jogadores, que coitados, até ganham malzito ( O Nuno Gomes com um Porcshe ), não, foram sim os emigrantes, ao pagarem bilhete para poderem vê-los a treinar. Coitados,eles que vibraram imenso pela selecção, eles que reuniram-se para o maior apoio, eles que faltaram aos empregos para verem a selecção, mas eles que ainda tiveram que pagar para os ver treinar. O senhor Scolari, tinha de, no meio de uma competição como esta, de deixar anunciar a sua contratação para o Chelsea ( aliás o Abramovich não deve quere ganhar nada, pois despede o vencedor e só contrata os treinadores quase). Claro que o seu futuro nada tem a ver com a selecção, mas com o jornalismo que temos, com a sede de destruição que tem, então vai dar de bandeja um filete destes a eles. Ele até podia já ter assinado com quem quisesse, mas só no fim de Portugal terminar a sua carreira na competição é que devia anunciar. Afinal, pelo que se viu, nem tinha de esperar assim tanto. Bem, mas ainda lhe vão erguer uma estátua, vão ver.

Lembro-me de uma vez ter lido que José Mourinho, no inicio de treinador do Porto, dizia aos jogadores qualquer coisa como: “ Nós somos apenas uma passagem entre muitas neste clube, mas o sócios, aqueles que sofrem com o clube, os que pagam as quotas para os nossos ordenados, os que vivem as vitórias e choram as derrotas, esses ficam cá sempre. Por isso temos de os respeitar ao máximo.” O senhor Scolari vai-se embora, assim como outros que virão, mas nós ficaremos cá sempre, para sofrermos pela selecção. Quero ainda referir que admiro muito os Jogadores Deco e Pepe, pois foram os melhores da selecção e nem são 100% portugueses...pois dá para pensar, não é?

Não sou o escritor da desgraça, mas não me peçam para pertencer ao grupo dos que se resignam com os QUASE. Eu tenho sempre de ir mais longe, só assim se pode ser verdadeiramente Português.

Mas, deixo o final para um exemplo do que vai mal neste pais: Portugal é Lisboa e o resto é paisagem. Sim, porque Scolari, Ricardo, Petit, Nuno Gomes, os falhanços consecutivos do Benfica, as guerras de Luis Filipe Vieira, os betinhos do sporting, os políticos da vergonha, as página cor de rosa,tudo está em Lisboa...e o que não está, serve para o deita abaixo: O FCPorto, o Vitor Baia, o interior, o campo, os saloios que tem uma vida de qualidade...enfim.

Para o ano há mais... fecha-se mais uma página, o senhor Scolari vai com a carteira bem recheada, e nós regressamos à realidade de crise financeira. Assim vai o mundo. Assim vai esta Parodia Nacional...Até Lá.

publicado por opoderdapalavra às 22:49

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
Posts mais comentados
5 comentários
4 comentários
4 comentários
3 comentários
2 comentários
2 comentários
2 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
José Hermano Saraiva costumava dizer que a pátria ...
Ao ler esse texto senti orgulho no peito, o mesmo ...
Encontrei o texto hoje...Uma pequena correcção, as...
Obrigado Isabel. Concordo consigo, os Amigos apena...
Carlos, bonita homenagem a um amigo. Que o Luís re...
O que mais me chama a atenção, neste...
A tua escrita acompanha o teu espírito. Amadurece ...
Grata, sorrisos :o)
Quente.Arrebatador.
Leitura muito agradável :)Convido a leitura do meu...
blogs SAPO