podes pensar, podes falar, mas tudo o que escrevas tem o poder de ficar.
18 de Março de 2009

 

Acabei de ler uma noticia que dá conta das palavras do Papa Bento XVI à partida para uma visita a África. Dizia que a distribuição de preservativos em África não é a solução para se combater a Sida. No avião que o leva de Roma para Yaoundé, nos Camarões, o chefe da Igreja Católica insistiu em que o problema da seropositividade "não se pode resolver com a distribuição de preservativos", pois que, "pelo contrário, isso só irá complicar a situação". Ele recomenda a abstinência como forma de combater a Sida em África.

É fácil adivinhar porque é que a Igreja Católica está a perder fieis, seguidores. A filosofia desta instituição de Credo está cravada por dogmas, por doutrinas que teimam em manterem-se incontestáveis com um único interesse: a prisão mental dos seguidores. Lembro-me em tempos que diziam-me, quando pequeno, que  “ se te portas mal vais para o inferno” e eu ficava a pensar o que seria esse inferno, algo mau por ventura, mas era apenas uma expressão deste dogmatismo absurdo : “ Se pecares espera-te o inferno”. Por isso é que a confissão é o maior exemplo de marketing da Igreja. Um Homem, igual a todos nós tem o poder de nos limpar de todos os pecados que fizemos e ficamos limpos na alma. E ele? Ele pega nos pecados e vai comer uma bela refeição às custas das esmolas e no dia seguinte vai defecar os pecados numa bela sanita de um qualquer casarão lá na aldeia. Com todo o respeito pelos seguidores desta Igreja ou qualquer outra, pois elas estão todas no mesmo patamar, e não querendo de forma alguma troçar de ninguém, mas penso que nos dias de hoje a responsabilidade civil é fundamental para o crescimento humano e social. E o Papa não o tem. Primeiro porque não pode querer que um acto, sexo, que é ancestral, até mesmo à existência de qualquer igreja, vá agora ser abolido por uma abstinência ou apenas a existência de sexo na procriação ou apenas após o casamento e sem grandes ideias pelo meio… em Segundo, o Papa vai para um continente onde existe um problema que é a fome, e ele, detentor de uma das maiores riquezas mundiais e históricas, ele que só veste marcas caras, ele que não abdica de tantas mordomias… vai ostensivamente visitar África… meus senhores e senhoras, isto não é responsabilidade cívica, isto é Hipocrisia cívica. E o preservativo, que até já salvou, quem sabe, tantos humanos é o que pode agravar a Sida?

Enfim, direi mesmo, este mundo não é sério por vezes… mas eu ainda acredito nele. E já agora, para esclarecer alguns, não sou ateu, nem católico, nem judeu, nem muçulmano, sou apenas o que sou… Humano! E é nisso que Acredito!

 

publicado por opoderdapalavra às 18:55
Subscrevo estas palavras.
RA - Uma Humana a 18 de Março de 2009 às 19:40
O sexo é divino. É uma das raras ocasiões em que os humanos tocam Deus. Esta igreja sujou-o em nome do poder ( é mesmo com p ). O sexo cria vínculos de relacionamento humano demasiado fortes para que a igreja, só com a indução do medo e do pecado, consiga manter a estrutura imperial que vai deixando de ter, mas que ainda tem de forma considerável. Por isso é que os padres fazem votos de castidade (?). Por isso é que o sexo e a sexualidade são tão perigosos para esta igreja, e são objecto de tanta preocupação. Deus e a religião ( de religar ou ligar de novo a Deus ) não precisa de intermediários destes. Nem nós.
Eurico
Anónimo a 19 de Março de 2009 às 12:03
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
13
14
15
17
19
20
21
22
23
24
26
27
28
30
31
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
5 comentários
4 comentários
4 comentários
3 comentários
2 comentários
2 comentários
2 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
José Hermano Saraiva costumava dizer que a pátria ...
Ao ler esse texto senti orgulho no peito, o mesmo ...
Encontrei o texto hoje...Uma pequena correcção, as...
Obrigado Isabel. Concordo consigo, os Amigos apena...
Carlos, bonita homenagem a um amigo. Que o Luís re...
O que mais me chama a atenção, neste...
A tua escrita acompanha o teu espírito. Amadurece ...
Grata, sorrisos :o)
Quente.Arrebatador.
Leitura muito agradável :)Convido a leitura do meu...
blogs SAPO